COMO TER INSPIRAÇÃO?


Olá, hoje eu quero começar falando de inspiração, o que é inspiração?


No dicionário, inspiração é “um estímulo, uma capacidade criativa dos artistas, dos escritores dos autores ou profissionais. É uma iluminação, uma ideia repentina, momentânea, normalmente genial".


Para mim inspiração está ligado a talento, oportunidade e esforço.


Quando eu tenho esses três elementos, bem próximos e bem trabalhados, eu crio um ambiente propício para a inspiração acontecer e quando a inspiração acontece, acontece inovação, prosperidade, as relações e muita coisa bacana.


A inspiração ela é capaz de gerar motivação, pode renovar o seu propósito ela pode refrescar e os seus ideais, valores então a inspiração é fundamental.


E vamos falar da inspiração no dia a dia.


Quantas coisas fazemos rotineiramente e uma hora ou outra a gente tem uma “sacada" que faz toda diferença que muda a vida das pessoas.


O ambiente que a gente vive de ilusões de crise financeira e de credibilidade e ética política enfim está faltando inspiração boa.


Se olharmos para o setor hoteleiro, diziam que estava difícil, em crise, porém alguém que teve uma inspiração e criou o “AirBnb", onde você não utiliza hotel, mas sim irá usar casa.


Então você viaja você fica na casa de outra pessoa, ou pessoas vem de outra lugar e ficam em sua casa e as taxas são menores.


Esse alguém revolucionou o mercado hoteleiro!


Outro setor que foi abalado por uma inspiração foi o setor de táxi de transporte urbano porque o Uber veio e mudou a configuração desse setor.


Essa mudança não tem volta, não adianta ficarmos lutando!


Pois estes setores que ficaram anos e anos, pela mesma frequência, usando metodologias de atração de cliente e de comercialização ultrapassadas, utilizadas na década de 30 ou 50 e não se renovaram.


Daí surge uma pessoa que teve uma inspiração e juntou o talento, oportunidade e esforço e transformou aquele setor.


Outro lugar que vive de inspiração por exemplo é quem trabalha com comédia.

A gente acha que eles chegam lá no palco e começam a fazer palhaçada, mas não é assim.


Os comediantes de stand-up, se esforçam e estudam muito, eles criam um ambiente propício para aquilo acontecer e chegam no palco e conseguem usar elementos da plateia para se inspirar e fazer acontecer.


A grande questão que eu quero tratar hoje é que você crie um ambiente propício para a inspiração acontecer, porque a inspiração vai trazer inovação, motivação.


Como criar esse ambiente?


Há pessoas que gostam de fazer exercício, atividade física, outros gostam de ler livros, alguns de visitar museus, ou ouvir música, conversar com as pessoas.


Quando estamos preparados para a inspiração acontecer, andamos na rua e temos a sacada, o click, o insight.


Quando você faz uma determinada atividade e a domina, aumenta a sua probabilidade de ter uma inspiração que mude aquela realidade.


“Mas Patric como vou ter inspiração no meu ambiente trabalho, é horrível, eu não gosto do que faço? “


Se você não gosta do que você faz, realmente será mais difícil a inspiração acontecer.


Mas se você gosta, mesmo o ambiente sendo difícil, e você entende daquele negócio, a probabilidade de acontecer a inspiração é muito maior.


Precisamos propiciar momentos para que a inspiração aconteça.


Se pensarmos nos grandes cientistas como por exemplo Newton, quando a maçã caiu em sua cabeça e ele pensa no que hoje chamamos de gravidade.


Por que ele pensou nisso?


Porque ele tinha todo um arcabouço teórico e ele se esforçou muito para ter aquele insight.


Eu trabalho com avaliação de empresas e lembro me que certa vez estávamos em um processo de avaliação e ocorreu um problema que e não conseguíamos resolver.


Nos reunimos um final de semana inteiro e nada. Mais tarde tomando banho veio o insight a inspiração.


Mas porque tinha muito esforço envolvido, tínhamos uma equipe extremamente talentosa e teve também a oportunidade.


Esses três elementos juntos, podem potencializar as inspirações.


Hoje falamos de inspiração, quero que a gente se inspire e eu gostaria muito que você comentasse aqui embaixo, o que você achou, porque isso indica o caminho que a gente vai percorrer daqui para frente.


Eu gostaria muito de me inspirar em você e que possamos fazer uma troca de inspirações.


E que possamos também criar esse ambiente de inspiração para gerar transformação, mudança e para agregar cada vez mais valor no que estamos fazendo.



Grande abraço!